UPA - atendimento de urgência e emergência
Finalidade
O atendimento em situações de urgência e emergência de crianças e adultos, deve ser feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A unidade tem funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Casos não urgentes devem ser solicitados nas Unidades de Saúde da Família do bairro do paciente. Verifique aqui qual Unidade de Saúde do seu bairro
Requisitos
Documento de Identificação do paciente.
Cartão SUS.
Etapas
Solicitar atendimento na UPA.
- Cadastro junto à recepção.
- A equipe da UPA fará a classificação de risco do paciente.
- Atendimento Médico.
- Medicação, exames e procedimentos (se necessário).
- Permanência em sala de observação (se necessário).
- Internação hospitalar, encaminhamento ou alta.
Quem pode utilizar
Qualquer cidadão.
Legislação
Tratamento ao usuário
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; e Ética.
Condições de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Atendimento prioritário
Conforme classificação de risco do paciente.
Tempo para atendimento
Conforme classificação de risco
Link do serviço
Apenas presencial
Outras informações
Para denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, entre em contato com a Ouvidoria, clique AQUI e saiba como.