Preventivo do colo uterino
Finalidade
Nas Unidades de Saúde da Família (USF/UBS) e na Unidade Materno infantil está disponível o serviço de coleta e resultado do preventivo do colo uterino.
Requisitos
Mulheres que já iniciaram a vida sexual. Se menor de idade, deve ser acompanhada de um responsável.
Etapas
1-Solicitar agendamento em uma Unidade de Saúde da Família(USF/UBS).
Seguir orientações clicando aqui
2-Após ter sido agendada deve a paciente comparecer no local e horários indicados no agendamento.
Prazo entre agendamento e coleta: 15 dias
3-Dia da coleta.
Documentos necessários: Cartão Cidadão.
Prazo: De 15 a 30 minutos.
Local: conforme indicado no agendamento.
4-Entrega do resultado.
Documentos necessários: Cartão Cidadão.
Prazo: De 30 a 40 dias.
Local: conforme indicado no agendamento.
Ao receber o resultado, o mesmo poderá ser apresentado para enfermeiro da unidade, o que pode ser no mesmo dia que chega o resultado. Se a alteração do resultado for sugestivo para câncer a paciente é convocada através de busca ativa a ir até o serviço e consultar com ginecologista ou encaminhamento direto ao oncologista.
Quem pode utilizar
Mulheres que já iniciaram a vida sexual.
Se menor de idade, deve ser acompanhada de um responsável.
Legislação
Tratamento ao usuário
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; e Ética.
Condições de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Atendimento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.
Tempo para atendimento
Em até 60 dias
Link do serviço
Apenas presencial
Outras informações
Para denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, entre em contato com a Ouvidoria, clique AQUI e saiba como.