Carta de Serviços Municipais!

Preventivo do colo uterino

Finalidade

Nas Unidades de Saúde da Família (USF/UBS) e na Unidade Materno infantil está disponível o serviço de coleta e resultado do preventivo do colo uterino.

Requisitos

Mulheres que já iniciaram a vida sexual. Se menor de idade, deve ser acompanhada de um responsável.

Etapas

1-Solicitar agendamento em uma Unidade de Saúde da Família(USF/UBS).

Seguir orientações clicando aqui


2-Após ter sido agendada deve a paciente comparecer no local e horários indicados no agendamento.

Prazo entre agendamento e coleta: 15 dias


3-Dia da coleta.

Documentos necessários: Cartão Cidadão.

Prazo: De 15 a 30 minutos.

Local: conforme indicado no agendamento.


4-Entrega do resultado.

Documentos necessários: Cartão Cidadão.

Prazo: De 30 a 40 dias.

Local: conforme indicado no agendamento.

Ao receber o resultado, o mesmo poderá ser apresentado para enfermeiro da unidade, o que pode ser no mesmo dia que chega o resultado. Se a alteração do resultado for sugestivo para câncer a paciente é convocada através de busca ativa a ir até o serviço e consultar com ginecologista ou encaminhamento direto ao oncologista.


Quem pode utilizar

Mulheres que já iniciaram a vida sexual.


Se menor de idade, deve ser acompanhada de um responsável.

Legislação

Tratamento ao usuário

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; e Ética.

Condições de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Atendimento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.

Tempo para atendimento

Em até 60 dias

Link do serviço

Apenas presencial

Outras informações

Para denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, entre em contato com a Ouvidoria, clique AQUI e saiba como.

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