Consulta de obstetra
Finalidade
Na Unidade Materno infantil esta disponível o serviço de referência no atendimento a gestantes.
Requisitos
Consultar na sua unidade da saúde da família (USF/UBS) de referência de seu bairro.
Etapas
1-Agendar consulta obstétrica pela Unidade de Saúde da Família(USF/UBS) do seu bairro.
Quando a mulher descobre que esta gestante deve procurar sua unidade básica de saúde para a primeira consulta de pré-natal que será realizada pela enfermeira da unidade a qual ira abrir a carteirinha de pré-natal e solicitar os exames iniciais de pré-natal. Caso identifique que a gestante seja de risco intermediário ou alto risco pode ligar para Unidade Materno Infantil e agendar por telefone uma consulta subsequente para avaliação com o obstetra. Caso seja de risco habitual agenda a consulta na sua própria unidade com o clínico geral. Porém mesmo as gestantes que são acompanhadas pelo obstetra na Unidade Materno Infantil deverão ser também acompanhadas pela equipe de saúde da família.
Veja aqui como solicitar consulta
2-Após ter sido avaliada por um médico das Unidades de Saúde da Família(USF/UBS) será feito o agendamento. Devendo a paciente comparecer no local e horários indicados no agendamento.
3-Dia da consulta na Unidade Materno Infantil.
Documentos necessários: Cartão Cidadão. Carteirinha da gestante. Encaminhamento constando os motivos do agendamento.
Prazo para atendimento: conforme grau de risco e agendamento.
4-Retorno da gestante:
Documentos necessários: Cartão Cidadão. Carteirinha da gestante. Exames solicitados pelo ginecologista.
Prazo para atendimento: conforme agendamento (em até no máximo 30 dias)
Quem pode utilizar
Qualquer cidadã
Legislação
Tratamento ao usuário
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; e Ética.
Condições de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Atendimento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.
Tempo para atendimento
Solicitações de urgência: dentro da semana/ avaliação alto risco, no máximo 15 dias; em caso de encaminhamento eletivo de avaliação de gestante risco intermediário no máximo 30 dias.
Link do serviço
Apenas presencial
Outras informações
Para denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, entre em contato:
- Site: https://guaira.atende.net/#!/tipo/servico/valor/23/padrao/1/load/1
- Telefone: 156 ou 44-3642-9958
- E-mail: ouvidoria@guaira.pr.gov.br
- Presencialmente ou carta:
Ouvidoria Municipal
Paço Municipal
Avenida Coronel Otávio Tosta nº 126 Centro.
CEP 85.980-000 Guaíra - PR
De segunda à sexta-feira das 07:30 às 12:00 das 13:30 às 17:00.